sexta-feira, julho 07, 2006

Cuidados a ter quando se compra um DS/ID

1- Prefira sempre carros posteriores a 1966 pois estes já usam o actual LHM ( óleo mineral verde) em detrimento do antigo LHS2 ( o óleo vermelho), o sistema de travagem e a suspensão funcionam muito melhor e têm tendência a ter muito menos problemas.

2- Em termos de motores os mais comuns são os 1985cc e o 2175cc ambos são muito fiáveis, no entanto deve ter em atenção alguns pormenores:

3- Observe a vareta o óleo de motor, esta com o motor a trabalhar não pode sair do lugar, se o fizer, indica que há compressão no cárter o que significa que os segmentos estão gastos e que o motor tem pouca compressão. O mesmo se pode verificar se tirar o tubo de reciclagem dos gazes do cárter que liga ao filtro de ar, se fumegar estamos mal de segmentos.

4-Fugas perto do distribuidor, o que indica problemas de estanquecidade na árvore de cames, para se arranjar tem de se tirar a caixa de velocidades.
Tenha em atenção as “marteladas” um motor não deve fazer barulho, caso contrário ao válvulas para afinar, varetas gastas ou pior árvores de cames na sucata.

5- Na transmissão, dê uma voltinha e passe de 2ª para 3ª com regularidade, se nada sentir estamos bem, pois estas são as duas mudanças cujos carretos mais desgaste têm, meta a 4ª ou a 5ª se for a relação final e verifique se não existe um zumbido.

6- A embreagem tem de ter algum curso, não deve ter de esmagar o pedal contra o chão para conseguir pôr as mudanças, verifique o afinador, se estiver no fim indica embreagem gasta.
Caixas automáticas são um martírio.

7- Nos travões verifique as placas e sinais de desgaste nos discos que devem estar em boa condição, caso contrário é uma trabalheira. Verifique as pastilhas do travão de mão.
Nos modelos de óleo LHS2 o vermelho, os pistons ficam presos, se isso acontecer o carro em andamento vai puxar para esse lado. Com tambores traseiros não há grande problema ver apenas se existe alguma fuga.

8- A suspensão é um daqueles casos em que se deve ter os olhos bem abertos, faça peso sobre a dianteira e traseira e veja se o carro baixa, se não o fizer, a trabalhar e na posição de estrada, e estiver duro que nem uma pedra são as esferas que precisam de ser trocadas. Atenção, a bomba de alta pressão deve ter ciclos de 25 ou 35 segundos não menos, não pode estar constantemente a carregar o sistema, se assim for indicia que está gasta e que há fugas, ou a esfera acumulador está na sucata. Movimente o volante e verifique se não fica preso ou muito peasda. Deve ser leve.
Quando desligar este deve descer 2 ou 3 cm e manter a altura não pode descer completamete.

9- De chapa, fundo da mala geralmente apodrece, assim como os fundos das portas da frente, perto do regulador de alturas também tende a apodrecer veja do outro lado também. Ponha o carro em posição alta e dê uma olhadela por baixo, verifique a ancoragem dos cilindros de suspensão traseira.

O resto facilmente se arranja.

4 comentários:

simao rocha disse...

boa tarde estou a restourar citroen cx de 1980 e presisava das forras das portas em bom estado de cor castanho ,alguem me pode informar onde as poço arranjar.

simao rocha
telm.964564444

Anónimo disse...

Mande fazer fica mais barato!

Anónimo disse...

Desculpe a minha ignorância mas o que significa ancoragem nos cilindros de tras da suspensão.
Mais um questão em 4ª velocidade o meu carro faz zumbido isso é mau?
A nivel de condução é optimo é pena ter só 4 velocidades, em auto-estrada o baralho do motor é muito acentuado.
Cumprimentos, parabens pelo blog e pelo seu carro.

Anónimo disse...

É o local onde encaixa o amortecedor traseiro, quanto a zumbido é folga na caixa ou falta de óleo, quanto ao motor talvês escape